Santo Antônio de Leverger, 21 de Setembro de 2018
  Navegue:
Resgate Histórico
Eventos Sociais
Esporte
Política
Cultura
Saúde
Cidades
Pesqueiros / Pousadas
Dicas de pesca
Gastronomia Regional
Em sua opinião o Município deve proceder de que maneira com o morador que joga entulhos em vias públicas
Votar
Ver Parcial

noticias
Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
Zika Virus
Município já tem 50 casos notificados e uma gestante em monitoramento
07/01/16
Por: Redação - Leverger News
Fonte: Sec de Saúde de Sto A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A doença está se disseminando em Santo Antônio, diretora do Hospital Municipal está entre as primeiras 50 vítimas notificadas e com suspeita da doença.

O município de Santo Antônio de Leverger já tem mais de 50 casos da doença Zika Virus notificados, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do município. Entre os casos suspeito estão a diretora administrativa do Hospital Municipal da cidade, enfermeira Ana Paula Ribeiro (Foto), que já se recupera dos sintomas.

Por outro lado dados e informações sobre a disseminação da doença chegaram a reportagem do Leverger News na manhã desta quarta-feira (06), através de uma servidora da Vigilância Sanitária da secretaria. Segundo a servidora, a maioria dos casos da doença está recebendo atendimento no Hospital Municipal da cidade, sendo que, são casos notificados e não confirmados da doença.

Ocorre que para se ter a confirmação da doença que tem atacado a população neste verão, é necessário a realização de um exame laboratorial que é feito por uma instituíção situada na região Sul do país.

O Estado teria a incumbência de efetuar essa coleta e enviar ao laboratório, mas por falta de equipes disponíveis, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso não está realizando os procedimentos, a mesma servidora do município revelou a reportagem que para atender a população de Mato Grosso existem apenas 20 equipes, mas que entre as prioridades estão as mulheres grávidas, pois essas, após serem infectadas correm risco maior de terem aborto espontâneo ou dos bebês nascerem mortos (natimortos), segundo informações do Ministério da Saúde.

Além disso, elas convivem com a ameaça da microcefalia e aos filhos expostos a doença. Na cidade de Leverger conforme revelou a servidora da secretaria municipal, há um caso de uma gestante que está sendo monitorada pela equipe da Saúde, não está confirmado que ela tem a doença, pois ainda há a necessidade da concretização dos exames, mesmo assim o caso foi notificado as autoridades.

A diretora administrativa do Hospital Municipal da cidade, enfermeira Ana Paula Ribeiro, está entre os casos notificados e já se recupera dos sintomas
A diretora administrativa do Hospital Municipal da cidade, enfermeira Ana Paula Ribeiro, está entre os casos notificados e já se recupera dos sintomas

 

ZIKA E MICROCEFALIA 

 

- O que é a microcefalia? A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm.

- Quais as causas desta condição? Essa má-formação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

- O que é o vírus Zika? O vírus Zika é um arbovírus (grande família de vírus), transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti.

- Já há confirmação que o aumento de casos de microcefalia no Brasil é causado pelo vírus Zika? O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro de 2015 a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika.

A partir desse achado do bebê que veio à óbito, o Ministério da Saúde considera confirmada a relação entre o vírus e a ocorrência de microcefalia. Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial.

As investigações sobre o tema devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença.

- A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas? Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida.

- Como é feito o diagnóstico? Após o nascimento do recém-nascido, o primeiro exame físico é rotina nos berçários e deve ser feito em até 24 horas do nascimento. Este período é um dos principais momentos para se realizar busca ativa de possíveis anomalias congênitas. Por isso, é importante que os profissionais de saúde fiquem sensíveis para notificar os casos de microcefalia no registro da doença no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).

- É possível detectar a microcefalia no pré-natal? Apenas a ultrassonografia é suficiente? Sim. No entanto, somente o médico que está acompanhando a grávida poderá indicar o método de imagem mais adequado.

- Qual o tratamento para a microcefalia? Não há tratamento específico para a microcefalia. Existem ações de suporte que podem auxiliar no desenvolvimento do bebê e da criança, e este acompanhamento é preconizado pelo Sistema Único da Saúde (SUS). Como cada criança desenvolve complicações diferentes - entre elas respiratórias, neurológicas e motoras - o acompanhamento por diferentes especialistas vai depender de suas funções que ficarem comprometidas.

Estão disponíveis serviços de atenção básica, serviços especializados de reabilitação, os serviços de exame e diagnóstico e serviços hospitalares, além de órteses e próteses aos casos em que se aplicar.

Com aumento de casos que ocorre neste momento, o Ministério da Saúde, decidiu elaborar, em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde, um protocolo de atendimento voltado a essas crianças. Este protocolo vai servir como base de orientação aos gestores locais para que possam identificar e estabelecer os serviços de saúde de referência no tratamento dos pacientes, além de determinar o fluxo desse atendimento.

 

Atenção! Os comentários e opiniões são de responsabilidade única e exclusiva do leitor e não expressam, necessariamente, o ponto de vista do site. Ao comentar, o usuário declara ciência e aceitação deste termo de conduta dos comentários do site LevergerNews.
Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
SO ACHO
Autor: SO ACHO Dia 13/07/2016 - 17:02
NA MINHA OPINIÃO O MELHOR DIRETOR DO HOSPITAL DE SANTO ANTONIO FOI FERNANDO DE CARVALHO FILHO. TROUXE, DENTRO DE SUA POSSIBILIDADES, VARIOS BENEFICIOS PARA O HOSPITAL E POPULAÇÃO.PENA QUE A POLITICAGEM O TIROU. SERIA UM EXCELENTE CANDIDATO A VEREADOR. SO ACHO
ALERTA
Autor: DEMA Dia 25/02/2016 - 21:02
VIM POR MEIO DESTA FAZER UM ALERTA PARA O PESSOAL DE COMBATE A DENGUE Q VAO VERIFICAR UMA CASA NA COHAB MARECHAL RONDON NA RUA POCONÉ (CASA DE COTON) ESSA CASA TA ABANDONADA E TEM UMA PISCINA E TA CHEIA DE AGUA E ESSA AGUA TA PARADA A MUITO TEMPO E JA ATÉ VERDE DE SUJO. ENTAO PEÇO POR FAVOR AO PESSOAL DE COMBATE A DENGUE DE VERIFICAR ESSA CASA E A PISCINA.
TA FEIO
Autor: JUNINHO Dia 10/01/2016 - 15:48
Esse vice nao resolveu nada, ate agora tudo a mesma coisa, arrumar cara da prefeitura e simples. cade o hospital, tudo parado, tudo jogado, lixo pra todo lado. e entra prefeito sai prefeito, salario deles ta bom, so 3 mil pra cima. Deus o livre... melhor dr valdir ribeiro no comando,e ele tem que voltar, votei nele pra ser prefeito da cidade nao vice assumir a cidade.. basta esse povinho...
Santana esse vereador é de araque- maior enganação
Autor: tocanguirinha Dia 09/01/2016 - 19:22
Lobo com pele de cordeiro. Agora a pele tá saindo e mostrando quem ele é de verdade. MAIOR FLAUDE. Muita gente já acha a mesma coisa que vc. O povo na verdade já acha isso.
cade os vereadores ???
Autor: santana Dia 09/01/2016 - 10:36
cade aquele vereador magrinho e ...VETADO... que gostava de bla bla bla, sera se ta levando agora??? acho q no minimo o tanque do carro dele deve esta cheio, mais pode deixa que isso vai acaba, ele estara de volta, aguardem...
Tem muita agua nas ruas desta cidade. Lixo
Autor: marcos Dia 07/01/2016 - 19:22
muita água empossada nessa cidade. Muitos buracos nas ruas. Lixo tá tomando conta. Não to vendo nada de CIDADE LIMPA. Só buracos e mais buracos e agua escorrendo pelas ruas. Mas combustíveis tá rolando solto. Aguardemmmmm. Onde está o Vereador falador? Galinho de briga? Tá quetooooo. Meu irmão tá tudo errado essas coisas por aqui. Ninguém denuncia por que?
Mais Notícias
23/06/18
Com Festa da comunidade Valdirzinho entrega Unidade de Saúde no distrito de Engenho Velho
21/05/18
Leverger recebe computadores que farão a integração ao sistema de regulação de pacientes
22/01/18
UBS passa por reforma e ampliação, prefeitura planeja entregar obras em março
09/12/17
Secretário de Saúde de Leverger participa de encerramento de curso para fortalecer o SUS
22/06/17
Pelo segundo dia evento da prefeitura oferece atendimento, exames e especialidades médicas
17/03/17
Caravana da Saúde da prefeitura de Santo Antônio atende mais de 80 ribeirinhos em Valo Verde
03/12/15
Empresário é denunciado por armazenar 4.500 pneus velhos próximo a residências em bairro de Leverger
27/11/15
Palestra sobre Câncer da Próstata atraí moradores de Leverger
26/11/15
Secretaria promove palestra com Urologista na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (26)
10/10/15
Campanha de vacinação Antirrábica acontece neste sábado em Santo Antônio
06/04/15
Obesidade e sedentarismo fatores de risco para o desenvolvimento de Artrose
06/04/15
Secretária Anadir é acusada de negligência com paciente em Leverger
02/04/15
Convocada para se defender no TCE, ex-secretária pode "delatar suposto esquema na saúde"
05/03/15
Ortopedista dá recomendações e esclarece sobre cuidados com a postura
25/02/15
Ortopedista dá dicas do uso correto de mochilas escolares
20/11/12
Santo Antônio têm verbas da área de vigilância sanitária bloqueadas
28/08/12
Pesquisa em Santo Antônio com 200 pessoas vai custar 7mil reais
24/04/12
TCE-MT decidiu validar a Resolução de Consulta sobre a efetivação dos agentes
08/02/12
Equipamentos novos vai ampliar a capacidade de realizar exames clínicos
27/01/12
Diretor Clínico pede demissão após a posse da nova diretora do HM
24/01/12
Ex secretária Doramy Guedes assume a administração do hospital
31/12/11
Roubo ocorrido na Secretaria de Saúde está sob investigação sigilosa
29/12/11
Após denúncia aparelho é recolocado na parede nesta quinta-feira
28/12/11
Patrimônio da prefeitura pode se destroçar a qualquer momento
25/12/11
Harrisson promete adquirir duas novas ambulâncias em janeiro
23/12/11
Walter Sampaio pede a estadualização do Hospital Municipal
03/10/11
Os Magistrados José Arimatea e José F. Leite escapam de afogamento
29/09/11
"Funcionamento do Hospital é inviável", diz Pedro Henry a Ugo Padilha
28/09/11
Auditor Fiscal Gilmar Jorge (d) promove palestra sobre a previdência
26/09/11
Dep. Luiz Marinho sofre duas paradas cardíacas e segue na UTI
CYBORG - O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES

Homônimo de herói de seriado americano vai responder pelo Controle de frotas e veículos da prefeitura de Leverger

BONITO PRA XA CARA !!!

Comediante é vetado para subir ao palco em Leverger

DOCUMENTO PÚBLICO

Gerente da Prefeitura Santo Antônio é suspeito de assinar ordem para pagamento sem conhecimento e autorização do chefe

DEMOROU, MAS SAIU DE CENA

Ex garoto prodígio do prefeito de Santo Antônio é exonerado

A ÚLTIMA CEIA!

Dois secretários devem sentar pela última vez ao lado do prefeito Valdir, num jantar nesta quinta-feira

Mais notas
o Grandioso Santo Antônio faz parte de Leverger à exatamente 118 anos
Tayane de Andrade Castro
Viva Rondon
Allan Kardec
O que dizer da Mulher Levergense?
Redação - Levergense
Estrutura do Marketing
© Copyright Levergernews - Santo Antônio do Leverger, MT - Fone: (65) 3341-1799/8403-5258