Santo Antônio de Leverger, 21 de Julho de 2018
  Navegue:
Resgate Histórico
Eventos Sociais
Esporte
Política
Cultura
Saúde
Cidades
Pesqueiros / Pousadas
Dicas de pesca
Gastronomia Regional
Em sua opinião o Município deve proceder de que maneira com o morador que joga entulhos em vias públicas
Votar
Ver Parcial

noticias
Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
SAÚDE
Ortopedista dá recomendações e esclarece sobre cuidados com a postura
05/03/15
Por: Redação - Leverger News
Fonte: Assessoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das recomendações mais ouvidas na infância é “olha a postura!”. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria que apenas um cuidado com a boa aparência. Lordose, cifose, escoliose e tantas outras consequências podem ser decorrentes da falta de cuidados com a postura, que com algumas precauções pode ser evitada.

O coordenador de ortopedia do Hospital Otorrino de Cuiabá, Luiz Fernando Guimarães, explica que a atenção com a postura é uma atitude preventiva e que, além evitar doenças, pode ainda melhorar a qualidade de vida e impedir dores de cabeça.

Cuidar a postura pode evitar ainda a DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) e LER (lesões por esforços repetitivos), cujos sintomas incluem distúrbios do sono, além de doenças degenerativas na coluna vertebral.

Com o passar do tempo problemas com doenças como as relacionadas podem provocar o desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).

Para se prevenir é preciso praticar exercícios físicos de correção postural, como alongamento, além de respeitar os próprios limites.
No trabalho, quando se passa muito tempo em frente a computadores, deve-se adotar posturas adequadas ao se sentar. Luiz Fernando explica que os pés devem se manter fixos numa prancha de apoio ou alcançar confortavelmente o chão, os joelhos num ângulo de 90º e a lombar deve tocar o encosto da cadeira. "Os braços e punhos também devem ficar retos e os cotovelos apoiados sem elevar os ombros".

A indicação da medicina é que as curvas das costas devem estar alinhadas e equilibradas, nem muito acentuadas para frente nem para trás; os músculos do corpo precisam ser firmes, mas sem perder a elasticidade; e as articulações, como os joelhos e os tornozelos, devem funcionar como amortecedores, mantendo o equilíbrio do corpo sem deixar que alguma parte seja sobrecarregada durante os movimentos.


QUEM PRECISA CUIDAR

O ortopedista pontua que o cuidado tem que existir nas atividades físicas, em academias, no trabalho, na hora de dormir e um cuidado especial na melhor idade.

Segundo estudos, a perda de massa muscular, equilíbrio corporal, diminuição da massa óssea e osteoartrose causa limitações às atividades diárias do idoso, comprometendo sua qualidade de vida e o tornando mais frágil e dependente. Aqueles que realizam atividades físicas periodicamente têm melhor independência funcional do que os sedentários.

As alterações no aparelho locomotor ocorridas em decorrência do envelhecimento que causam perda no equilíbrio, fragilidade óssea, dores articulares e decréscimo da função, podem ter seu efeito minimizado por meio da prática regular de exercícios físicos.

Os mesmos estudos indicam que atividades físicas na água devem ser utilizadas como parte inicial de um programa longo de treinos. “Tudo isso reunido pode melhorar e manter a musculatura forte e flexível e ajudar com a postura também” pontua Luiz Fernando.

O especialista pontua ainda que músculos fortes, treinados e com boa flexibilidade protegem a coluna, diminuindo o risco de lesões. Luiz Fernando cita ainda exemplos de profissionais, como manicures, que permanecem em geral durante muito tempo em posições de risco. “Em qualquer profissão é necessário tomar cuidado, mas em algum o cuidado tem de ser redobrado”.

O Ministério do Trabalho e Emprego alterou, em 2007, a Norma Regulamentadora 17, que agora exige das empresas um laudo ergonômico que comprove que ela está em conformidade com "parâmetros que permitam a adequação das condições de trabalho, às características físicas e mentais dos funcionários, visando seu conforto, segurança, saúde e melhoria do seu desempenho".

Entre outras coisas, os móveis do escritório devem ser escolhidos pensando na ergonomia e saúde. A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, regulagem do encosto e do apoio dos braços. O monitor deve estar posicionado na linha dos olhos.
Luiz Fernando finaliza explicando que uma pequena mudança na rotina e policiamento da postura pode ajudar, mas que é sempre bom consultar um médico caso sinta dores ou desconforto. “Como o velho ditado diz, ‘prevenir é melhor que remediar’ e cuidar de um problema no começo é evitar um grande mal a longo prazo”.
 

Atenção! Os comentários e opiniões são de responsabilidade única e exclusiva do leitor e não expressam, necessariamente, o ponto de vista do site. Ao comentar, o usuário declara ciência e aceitação deste termo de conduta dos comentários do site LevergerNews.
Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Isso sim tem que ser repudiado.
Autor: ANTONIO Dia 11/03/2015 - 09:16
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor, refazer seu comentário e reenviá-lo.
REPUDIO
Autor: REGINA MÁRCIA FIGUEIREDO Dia 10/03/2015 - 17:16
Fico indignada com a falta de respeito de certas pessoas. Ainda mais quando tentam denegrir a imagem de profissionais com Dr. Luiz Fernando. Se essas pessoas um dia tivessem a infelicidade de serem vitimas de um mal qualquer e necessitassem do atendimento médico deste profissional, com toda certeza, teriam a oportunidade de conhecer seu trabalho, e kem sabe, só assim mudaria de concepção. A lei do retorno é implacável, sejam mais sensatos e vigilantes antes de pré julgarem e ofenderem. O mundo dá muitas voltas, por isso mesmo k é redondo. Registro aki meu repúdio.
Felicitações
Autor: claudia rodrigues assuncao Dia 10/03/2015 - 17:03
Parabéns pela reportagem, muito esclarecedor as informações prestadas a sociedade!!!
Elogios
Autor: Regina Figueiredo Dia 10/03/2015 - 10:15
Não poderia deixar de parabenizar o site LN pela excelente matéria. Ouço mtas pessoas reclamando de dores exatamente por falta destas preciosas informações k Dr. Luiz Fernando Amorim nos passou. São dicas preciosas para prevenir bem como ajudar a minimizar o sofrimento e as dores de muitas pessoas. Dr. Luiz Fernando, fala com propriedade sobre o assunto, pois e expert nessa área. Profissional competente, responsável, muito humano, k com certeza tem mudado a qualidade de vida de muita gente. Sou eternamente grata por ter me assistido em situações semelhantes. K Deus continue abençoando este profissional cada dia mais por tudo de bom k ele faz por nós. Parabéns! Sucesso, paz e luz. Vc é especial.
De olho
Autor: Comendador Dia 10/03/2015 - 08:44
Também acho ANTONIO esta pagando e muito bem para aparecer na mídia. Esta achando que o povo não esta vendo, o porque de tanta matéria? Toda semana tem uma, a custo de que isso para fica conhecido, ser candidato depois? A semanas eu venho dizendo isso, achei que era o único a ter percebido... Vetado por conter expressões impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor, refazer seu comentário e reenviá-lo.
Congratulação
Autor: Pedro Henrique Dia 09/03/2015 - 22:57
Eu e minha familia queremos te agradecer por sempre colocar em evidências matérias de peso tão importante para nossa vida e nos orientar com dicas de saúde de grande valia. Que Deus continue te abençoando nessa tua caminhada!!! Parabéns por ser esse grande profissional!!!!
conversa fiada
Autor: ANTONIO Dia 09/03/2015 - 13:12
marines kkkkk reconhecer ??? ta pagando e muito bem pago para aparecer na midia. conversinha fiada!!
CHEGA
Autor: SOU DAQUI Dia 06/03/2015 - 20:09
Vetado por conter expressões impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor, refazer seu comentário e reenviá-lo.
Santo de casa nao faz milagres
Autor: Marines Dia 06/03/2015 - 12:06
Só após a imprensa de Cuiabá reconhecer a competência do Dr. Luiz Fernando Amorim é que a imprensa local passou a divulga-lo, parabéns Dr. você merece.
Mais Notícias
23/06/18
Com Festa da comunidade Valdirzinho entrega Unidade de Saúde no distrito de Engenho Velho
21/05/18
Leverger recebe computadores que farão a integração ao sistema de regulação de pacientes
22/01/18
UBS passa por reforma e ampliação, prefeitura planeja entregar obras em março
09/12/17
Secretário de Saúde de Leverger participa de encerramento de curso para fortalecer o SUS
22/06/17
Pelo segundo dia evento da prefeitura oferece atendimento, exames e especialidades médicas
17/03/17
Caravana da Saúde da prefeitura de Santo Antônio atende mais de 80 ribeirinhos em Valo Verde
07/01/16
Município já tem 50 casos notificados e uma gestante em monitoramento
03/12/15
Empresário é denunciado por armazenar 4.500 pneus velhos próximo a residências em bairro de Leverger
27/11/15
Palestra sobre Câncer da Próstata atraí moradores de Leverger
26/11/15
Secretaria promove palestra com Urologista na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (26)
10/10/15
Campanha de vacinação Antirrábica acontece neste sábado em Santo Antônio
06/04/15
Obesidade e sedentarismo fatores de risco para o desenvolvimento de Artrose
06/04/15
Secretária Anadir é acusada de negligência com paciente em Leverger
02/04/15
Convocada para se defender no TCE, ex-secretária pode "delatar suposto esquema na saúde"
25/02/15
Ortopedista dá dicas do uso correto de mochilas escolares
20/11/12
Santo Antônio têm verbas da área de vigilância sanitária bloqueadas
28/08/12
Pesquisa em Santo Antônio com 200 pessoas vai custar 7mil reais
24/04/12
TCE-MT decidiu validar a Resolução de Consulta sobre a efetivação dos agentes
08/02/12
Equipamentos novos vai ampliar a capacidade de realizar exames clínicos
27/01/12
Diretor Clínico pede demissão após a posse da nova diretora do HM
24/01/12
Ex secretária Doramy Guedes assume a administração do hospital
31/12/11
Roubo ocorrido na Secretaria de Saúde está sob investigação sigilosa
29/12/11
Após denúncia aparelho é recolocado na parede nesta quinta-feira
28/12/11
Patrimônio da prefeitura pode se destroçar a qualquer momento
25/12/11
Harrisson promete adquirir duas novas ambulâncias em janeiro
23/12/11
Walter Sampaio pede a estadualização do Hospital Municipal
03/10/11
Os Magistrados José Arimatea e José F. Leite escapam de afogamento
29/09/11
"Funcionamento do Hospital é inviável", diz Pedro Henry a Ugo Padilha
28/09/11
Auditor Fiscal Gilmar Jorge (d) promove palestra sobre a previdência
26/09/11
Dep. Luiz Marinho sofre duas paradas cardíacas e segue na UTI
CYBORG - O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES

Homônimo de herói de seriado americano vai responder pelo Controle de frotas e veículos da prefeitura de Leverger

BONITO PRA XA CARA !!!

Comediante é vetado para subir ao palco em Leverger

DOCUMENTO PÚBLICO

Gerente da Prefeitura Santo Antônio é suspeito de assinar ordem para pagamento sem conhecimento e autorização do chefe

DEMOROU, MAS SAIU DE CENA

Ex garoto prodígio do prefeito de Santo Antônio é exonerado

A ÚLTIMA CEIA!

Dois secretários devem sentar pela última vez ao lado do prefeito Valdir, num jantar nesta quinta-feira

Mais notas
o Grandioso Santo Antônio faz parte de Leverger à exatamente 118 anos
Tayane de Andrade Castro
Viva Rondon
Allan Kardec
O que dizer da Mulher Levergense?
Redação - Levergense
Estrutura do Marketing
© Copyright Levergernews - Santo Antônio do Leverger, MT - Fone: (65) 3341-1799/8403-5258