Por: Redação - Leverger News Fonte: TV Record - Cuiabá
Assista a reportagem em vídeo na Galeria Vídeos na página principal do site
Com o retorno do período escolar pais e responsáveis tem que ficar atentos aos itens que as crianças e jovens irão usar e carregar para as escolas.
Diante disso um veículo de comunicação da capital realizou recentemente uma reportagem que contou com a participação especial do médico ortopedista, Luiz Fernando Amorim.
Conceituado na área de ortopedia e traumatologia com sub-especialização nas áreas de quadril e joelho, o médico é atualmente um dos profissionais mais requisitados da região Centro Oeste do país.
Durante seu alerta para aquisição e uso correto das mochilas, o médico citou entre outras questões o fato das crianças somente se atentarem ao modelo e a qualidade desse item deixando de lado quesitos essenciais para a saúde como, por exemplo, o peso que vai ser carregado nas mochilas.
Ele também alertou que estudantes que carregam muito peso nas costas podem desenvolver estresse muscular, dor de cabeça e ainda apresentar desvio na coluna vertebral, essas complicações segundo o especialista podem trazer conseqüências na fase adulta.
Para o especialista em ortopedia, o peso ideal da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança, uma criança que pese 25 quilos, tem que usar até 2 quilos e meio de peso na mochila para não comprometer sua saúde, esse peso seria o adequado para se carregar ao longo do ano escolar, revelou Luiz Fernando Amorim.
|