Santo Antônio de Leverger, 21 de Setembro de 2018
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QUEBRA- CARROS OU REDUTORES DE VELOCIDADE ?
Instalação de quebra-molas fora dos padrões causa indignação em Leverger
02/07/18
Por: Redação - Leverger News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não são poucos os moradores e condutores de veículos que trafegam pela Avenida Santo Antônio na cidade de Leverger e usam as redes sociais para reclamarem das obras de construções de dezenas de redutores de velocidade (Quebra-molas), que estão sob a responsabilidade da prefeitura do município.

Nesta segunda-feira (02), um internauta postou uma mensagem no Facebook denunciando o caso e revelando que vai acionar o MPE-MT, caso as autoridades do município não tomem providencias para resolver os problemas.

Assim como ele, moradores e condutores reclamam da altura dos quebra-molas que segundo eles estariam fora das Normas das leis de Trânsito. Veículos leves e de pequeno porte tem enfrentado dificuldade para passar pelos quebra-molas, a maioria esbarra a parte de baixo na elevação, causando danos materiais e prejuízos financeiros aos proprietários dos veículos.

As obras de construção foram lançadas no inicio do mês de junho pelo prefeito, Valdir de Castro Filho (PSD), após um morador ter sido atropelado ao tentar atravessar na Faixa de Pedestre numa das avenidas da cidade. 
Moradores e comerciantes que mantém empreendimentos ao longo da avenida que tem cerca de mil e setecentos metros de extensão alegam que a velocidade dos veículos que trafegam pela via aumentou muito depois da nova pavimentação realizada pela própria prefeitura.

“Depois que a prefeitura trocou o pavimento da avenida, os motoristas não respeitam mais os limites de velocidade razoáveis para o lugar, há uma disputa entre pedestres, ciclistas, motos, carros e caminhões pelo mesmo espaço. Acidentes estão acontecendo quase que diariamente ao longo da avenida, tanto no sentido para Barão de Melgaço como para Cuiabá”, lamentou o morador.

Há duas semanas a prefeitura iniciou a construção de dezenas de quebra-molas ao longo da Avenida Santo Antônio tanto no sentido saída para Barão de Melgaço como para Cuiabá
Há duas semanas a prefeitura iniciou a construção de dezenas de quebra-molas ao longo da Avenida Santo Antônio tanto no sentido saída para Barão de Melgaço como para Cuiabá

O que diz a lei

De acordo com o nono artigo da resolução nº 39 de 1998 do Contran, que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais nas vias publicas, a colocação de ondulações transversais na via só será admitida, se acompanhada da devida sinalização, constando, no mínimo, placa de Regulamentação Velocidade Máxima Permitida, placas de Advertência “Saliência ou Lombada” e marcas pintadas na cor amarela sobre o obstáculo.
Segundo a regulamentação do Contran, o quebra-molas deverá ter a largura total da pista, não poderá ter menos do que 1,5 metros de comprimento e mais do que 10 centímetros de altura,

POR OUTRO LADO

Há duas semanas a prefeitura iniciou a construção de dezenas de quebra-molas ao longo da Avenida Santo Antônio tanto no sentido saída para Barão de Melgaço como para Cuiabá, em frente a Escola Leônidas de Matos, local onde um morador foi atropelado há dois meses ao tentar atravessar a Faixa de Pedestre. No local a prefeitura já iniciou a construção de duas “passagens elevadas” que vai atender principalmente alunos da escola. 
Além da construção dos quebra-molas, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Izaias Junior, a prefeitura contratou uma empresa de sinalização viária que vai implantar placas e sinalizadores horizontal e vertical ao longo da avenida, segundo ele, o prazo seria de até 60 dias para conclusão dos trabalhos. 
“Onde houver redutores que não estão em conformidade com as Normas de Trânsito nós vamos adequar”, revelou por telefone o gestor de Obras à reportagem do Leverger News
.


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Abismo profissional
Autor: Joel Dia 03/07/2018 - 08:48
Olá, fico extremamente decepcionado ao ver que uma administração pública não consiga observar um erro tão grotesco como esse, quebra molas e lombadas tudo fora dos padrões específico construtivos. Afinal essa referida secretaria que execulta essas obras possui um engenheiro Civil???? Se não possui há de se entender, agora se possui quero deixar uma dica a equipe do técnica do prefeito e ao engenheiro responsável pela execução, dê uma olhada ou uma lida na resolução do CONATRAN lei 495/2014 e na NBR 12225 la o senhores poderão entender um pouco mais sobre sistema construtivos de lombadas e quebra molas em via urbanas.
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