Por: Redação - Leverger News Fonte: Assessoria da Pref
O 1º Festival de Música de Livramento chega a sua fase semifinal nesta sexta-feira, 15. As eliminatórias terão início a partir das 20 horas na Praça de Eventos da cidade (onde é realizado o Carnaval Banana-folia). E, mais uma vez a competição musical coincide com a Feira da Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes, conhecida popularmente na região com feira “É de Livramento”. A feira está em sua 7ª edição.
Dos 12 calouros classificados durante três eliminatórias, apenas seis passam para a grande final que acontece um dia, após sábado, 16, no mesmo local. Três dos gêneros diversos, e três do gênero gospel disputam os três primeiros lugares no pódio. A premiação da primeira grande festança da música do município papa-banana varia de R$ 200 a R$ 500 + troféu. Em todas as fases da competição estão sendo julgados; dicção, ritmo, afinação, qualidade de voz e apresentação.
Concorrem calouros da sede municipal e de comunidades rurais, dentre elas: Estrela do Oriente, Capão das Antas, Coxos, Campo Alegre de Cima, Mata Cavalo e outras.
O objetivo do festival é promover um intercâmbio cultural entre a população da sede e as dezenas de comunidades rurais; e também divulgar o município; desenvolver o gosto pela música; proporcionar à população local a oportunidade de assistir a um evento de interpretação musical; e criar oportunidade aos artistas locais para demonstrarem seus talentos.
Feira da Agricultura Familiar “É de Livramento”
Enquanto o público se contagia com a boa música, diversidades em produtos hortifrutigranjeiros, gastronômicos e artes são oferecidos na 7ª edição da feira “É de Livramento”. Aqui, o objetivo é estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no bucólico município de pouco mais de 12 habitantes, e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar. Os dois eventos são oferecido pela Prefeitura de Livramento, através das secretarias municipais: Cultura e Turismo, e de Educação e Esportes. E, tem participação especial do SEBRAE/MT.
Em tendas montadas bem ao lado do palco se comercializa variedades de produtos genuinamente da terra. Lado a lado com os feirantes, é oportunizado negociar produtos que vão desde hortaliças, doces, queijos, salgados, bolos, tortas, frutas cristalizadas e até bebidas artesanais provenientes de produtos do campo. Também são oferecidos: lasanha, panquecas e pizzas.
O bom mesmo fica por conta das comidas típicas da região que são ofertadas com preços bem em conta. São pratos feitos à base de peixes de água doce como: mojica de pintado, quibes e croquetes. Do mesmo modo é servido pacu seco com arroz, e frito a palito.
A culinária local não poderia fica de fora, assim os visitantes poderão saborear o arroz branco e sem sal, com paçoca de pilão ou com carne seca. Conjuntamente é oferecido arroz com galinha caipira, com costela de porco, e claro, pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana.
A maioria dos produtos de origem animal comercializados no local, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, conta com o monitorando e inspeção de sanidade, tanto do rebanho e do local onde os produtos são semi-industrializados.
Como nas seis edições anteriores, centenas de pessoas devem visitar o local e consumir algum tipo de produto ali oferecido. A feira “É de Livramento” já se tornou um ponto de descontração nas noites livramentenses, reunindo pessoas de Cuiabá, Várzea Grande e outras regiões circunvizinhas. Por isso, a feira “É de Livramento”, vem sendo considerada como um dos maiores eventos já realizado na atual administração. |