Santo Antônio de Leverger, 20 de Junho de 2019
  Navegue:
Resgate Hist�rico
Eventos Sociais
Esporte
Política
Cultura
Saúde
Cidades
Pesqueiros / Pousadas
Dicas de pesca
Gastronomia Regional
Em sua opinião o Município deve proceder de que maneira com o morador que joga entulhos em vias públicas
Votar
Ver Parcial

noticias
Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
FREI BERNARDO DETTLING
A elite política que existe até hoje na cidade participaram dos grupos pastorais formados pelo Frei
15/04/19
Por: Sebastião Ferreira Leite

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frei Bernardo nasceu na província de Fulda na Alemanha. Após cursar engenharia, recebeu chamado vocacional para ser filho de São Francisco de Assis na Ordem dos Frades Menores - OFM. Quis ser missionário em Mato Grosso, como foram seus conterrâneos Dom Teodardo Leitz, Frei Canuto Hoffmann, Frei Quirino, estes trazidos por Dom Francisco de Aquino Corrêa nos tempos da 2ª Guerra Mundial. Os salvou do nazismo. 

Frei Bernardo herdou uma extensão de terras enormes e alagáveis por uma parte do ano, com estradas ruins, atoleiros. Com ajuda de seus amigos da Alemanha, comprou Jipe, barco, motor de popa e atendia todas comunidades ribeirinhas de Santo Antônio. Distribuía roupas, remédios, óculos, comida. Tive o privilégio de acompanhá-lo em. Muitas desobrigas. 

Na cidade reformou a igreja, a casa paroquial, construiu uma casa nova e ampliou o salão paroquial. As capelas de Varginha, Praia do Poço, Engenho Velho foram construídas com seu árduo trabalho e ativa participação da comunidade. A capela de Mimoso estava em ruínas. Frei Bernardo fez o casamento de Tio Guaraci Queiroz das Neves, que era viúvo com minha madrinha Maria José Teixeira da Silva ( Dona Beni). Tio Guaraci arrecadou bezerros para reforma da igreja de Santo Antônio de Mimoso. Até hoje a construção perdura, inclusive, quem deu o piso da igreja foram doados seus filho Guaraci Filho, João Batista, Ribamar e Mocinho. 

A maior obra de Frei Bernardo foi a formação pastoral e cultural que deixou em Santo Antônio de Leverger. A elite política que existe até hoje na cidade participaram dos grupos pastorais formados por Frei Bernardo. Seja na portal familiar, grupo de jovens ou coroinhas, tiveram a sua mão. Frei Benardo era homem abençoado. Um grande leitor de boas clássicas. Lia Hans King no original e entendia a Teologia da Libertação de Leonardo Boff e Clodovis Boff. Viveu a pobreza de Francisco. Foi para mim uma fonte sempre de inspiração, organização, disciplina e humildade.

Posso citar de cabeça que José Ribeiro, Fátima Fontes, Joilza Ribeiro, José do Carmo, Elizabeth, Solange Pedroso Teixeira, Suzane Pedroso Teixeira, Harrison Ribeiro, Márcio Teixeira,Jacques Ribeiro, Eliacir, Elizabeth, Jucinara,Doutor Ismael, Edú, Wagner, Joadil, Joasil, Haroldo, Ananias, participaram em alguns momentos da vida na paróquia de Santo Antônio, no Jubic, Avebic, pastoral familiar, encontro de casais, ou coroinhas.  Nosso amado editor do Leverger News Adelson Pedroso era presença diária na Paróquia.Destaco o Professor Jeferson Ribeiro, filho de Dona Ilza e seo Pequenino.  A obra social de Jeferson é fantástica na cidade. E destaco por absoluta singularidade Julieta Ribeiro. Professora. Julieta abrasileirou Frei Bernardo. E o filho de São Francisco a germanizou. Sua competência, organização, disciplina e ordem tem a mão de seu amigo alemão. 

Convivi alguns anos com Frei Bernardo. O tempo muda. A vida passa. Nos afastamos pela distância. Sou sempre grato ao que me ensinou. As mudanças no seio da Igreja não permitiram que me tornasse sacerdote. Mas, tudo que aprendi devo aos padres diocesanos, salesianos e em especial ao Franciscano Frei Bernardo Dettiling. Estamos tristes com sua Páscoa, mas, alegres com sua vitória sobre a morte. Frei Bernardo, rogai a Deus por nós. 

Sebastião Ferreira Leite
Advogado militante.
Mimosiano apaixonado e ex-seminarista.

 

Atenção! Os comentários e opiniões são de responsabilidade única e exclusiva do leitor e não expressam, necessariamente, o ponto de vista do site. Ao comentar, o usuário declara ciência e aceitação deste termo de conduta dos comentários do site LevergerNews.
Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Notícias
15/08/17
Há 41 dias no cargo, secretário consegue desinterdição e hospital retoma atendimentos à população
CYBORG - O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES

Homônimo de herói de seriado americano vai responder pelo Controle de frotas e veículos da prefeitura de Leverger

BONITO PRA XA CARA !!!

Comediante é vetado para subir ao palco em Leverger

DOCUMENTO PÚBLICO

Gerente da Prefeitura Santo Antônio é suspeito de assinar ordem para pagamento sem conhecimento e autorização do chefe

DEMOROU, MAS SAIU DE CENA

Ex garoto prodígio do prefeito de Santo Antônio é exonerado

A ÚLTIMA CEIA!

Dois secretários devem sentar pela última vez ao lado do prefeito Valdir, num jantar nesta quinta-feira

Mais notas
Um dia escrevi "O Rio Cuiabá pede socorro" e hoje escrevo: todo o vale do Cuiabá pede socorro
Faissal - Dep Estadual /MT
Um Tributo a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá
Luiz Fernando Amorim
"Funcionalismo Público: aumentar a receita sem cortar cabeças"
Leovaldo Antônio Duarte - Presidente do SIPROTAF-MT
o Grandioso Santo Antônio faz parte de Leverger à exatamente 118 anos
Tayane de Andrade Castro
© Copyright Levergernews - Santo Antônio do Leverger, MT - Fone: (65) 3341-1799/8403-5258