Santo Antônio de Leverger, 20 de Junho de 2019
  Navegue:
Resgate Hist�rico
Eventos Sociais
Esporte
Política
Cultura
Saúde
Cidades
Pesqueiros / Pousadas
Dicas de pesca
Gastronomia Regional
Em sua opinião o Município deve proceder de que maneira com o morador que joga entulhos em vias públicas
Votar
Ver Parcial

noticias
Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
LUTO
Morre em Dourados aos 84 anos, Frei Bernardo Dettling
28/03/19
Por: Redação - Leverger News
Fonte: Fotos: Divulgação / Álbum de Famílias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O frei Bernardo  morreu no final de da tarde desta quarta-feira aos 84 anos em seu quarto na Casa Paroquial da Igreja São José Operário. Após o almoço ele passou pela secretaria da igreja e se dirigiu ao seu quarto para descansar. A missa das 19 horas seria celebrada por ele.

Como o frei não apareceu um paroquiano foi até o quarto, onde o encontrou caído no chão. Bastante provável que ele tenha tido um mal súbito que levou à morte.

O corpo foi retirado do quarto pela Pax Primavera pouco depois das 20 horas. O velório está previsto para começar no início da manhã desta quinta-feira na Igreja São Operário.

Os detalhes sobre o enterro ainda estão sendo definidos. Frei Bernardo foi o principal incentivador da construção do Mosteiro localizado no Parque Alvorada em Dourados.

Frei Bernardo foi pároco por 13 anos em Santo Antônio de Leverger onde além de deixar centenas de amigos, deixou um enorme legado de obras sociais e físicas no município. Foi durante a sua estada em Leverger que foi construído o complexo residencial que hoje abriga a administração da Paroquial e o salão paroquial de Santo Antônio, foi também durante a sua passagem que igreja foi totalmente reconstruída.

Após sua passagem pelo nosso município, ele seguiu com sua missão de evangelizar na capital, Cuiabá. La construiu com a ajuda de empresários e membros da cuiabania, a igreja Nossa Senhora de Guadalupe no bairro Santa Helena.

Frei Bernardo e santo-antonienses em encontro realizado em Dourados-MS
Frei Bernardo e santo-antonienses em encontro realizado em Dourados-MS

Leia mais sobre as ações do Frei em Mato Grosso

 Com a divisão em 1985 da paróquia de Nossa Senhora da Boa morte resolveram se através da cúria metropolitana de Cuiabá da qual faziam parte : Dom Bonifacio Piccinini,o superior franciscano Frei Jorge Elsing , o pároco Frei Quirino Fraz e o vigário paroquial Frei Bernardo Dettling , criar uma quase paróquia  segundo as normas do direito eclesiástico .


O território da quase paróquia seria o bairro Despraiado e seus arredores que entrariam os bairros: Santa Helena, Ribeirão do Lipa, Jardim Santa Marta, Morada do Sol e parte do Duque de Caxias e Quilombo.

O bairro Quilombo se destaca dentre os demais por já existir de tempos antigos uma comunidade extremamente religiosa oriunda de um passado onde era refugio de escravos, cuja comunidade ergueu se a tempos antigos uma cruz, ou seja, a cruz de “xilon”  onde segundo a tradição fora assassinado um escravo inocente no local da cruz, e neste mesmo local era celebrada missa todo mês de setembro. A antiga cruz foi derrubada e por insistência dos fieis a prefeitura de Cuiabá construiu uma de ferro.   

Nos anos de 1960, chegaram os primeiros moradores ao vale do Despraiado e construíram seus barracos ao longo do córrego onde havia, naquele tempo, água cristalina. Prevendo um aglomerado de gente, o vigário de Nossa Senhora da Boa Morte, Frei Frederico Mies, construiu aí uma capela-escola, onde, em 1968, começaram as aulas, dadas por uma professora paga pelos frades. Em 1971, o prédio foi alugado ao Estado que acrescentou ainda um prédio pré-fabricado com três salas, em que funcionava uma Escola Estadual. Com transferência em 1985, toda a construção foi devolvida à paróquia.

A antiga capela-escola foi transformada na residência dos frades, com um escritório paroquial e quatro quartos para hóspedes. A casa pré-fabricada transformou-se na Matriz provisória.

A inauguração da nova quase-paróquia, sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, aconteceu aos 31 de maio de 1986, com a presença do Arcebispo de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, grande parte do clero cuiabano, frades franciscanos e grande multidão de fiéis. Na mesma oportunidade, foi empossado o novo quase-pároco Frei Bernardo Dettling.

Sempre que visitava a cidade de Santo Antônio, o Frei era muito requisitado por pessoas de todas as idades
Sempre que visitava a cidade de Santo Antônio, o Frei era muito requisitado por pessoas de todas as idades

 

 

Atenção! Os comentários e opiniões são de responsabilidade única e exclusiva do leitor e não expressam, necessariamente, o ponto de vista do site. Ao comentar, o usuário declara ciência e aceitação deste termo de conduta dos comentários do site LevergerNews.
Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Notícias
15/08/17
Há 41 dias no cargo, secretário consegue desinterdição e hospital retoma atendimentos à população
CYBORG - O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES

Homônimo de herói de seriado americano vai responder pelo Controle de frotas e veículos da prefeitura de Leverger

BONITO PRA XA CARA !!!

Comediante é vetado para subir ao palco em Leverger

DOCUMENTO PÚBLICO

Gerente da Prefeitura Santo Antônio é suspeito de assinar ordem para pagamento sem conhecimento e autorização do chefe

DEMOROU, MAS SAIU DE CENA

Ex garoto prodígio do prefeito de Santo Antônio é exonerado

A ÚLTIMA CEIA!

Dois secretários devem sentar pela última vez ao lado do prefeito Valdir, num jantar nesta quinta-feira

Mais notas
Um dia escrevi "O Rio Cuiabá pede socorro" e hoje escrevo: todo o vale do Cuiabá pede socorro
Faissal - Dep Estadual /MT
Um Tributo a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá
Luiz Fernando Amorim
"Funcionalismo Público: aumentar a receita sem cortar cabeças"
Leovaldo Antônio Duarte - Presidente do SIPROTAF-MT
o Grandioso Santo Antônio faz parte de Leverger à exatamente 118 anos
Tayane de Andrade Castro
© Copyright Levergernews - Santo Antônio do Leverger, MT - Fone: (65) 3341-1799/8403-5258