Santo Antônio de Leverger, 20 de Junho de 2019
  Navegue:
Resgate Hist�rico
Eventos Sociais
Esporte
Política
Cultura
Saúde
Cidades
Pesqueiros / Pousadas
Dicas de pesca
Gastronomia Regional
Em sua opinião o Município deve proceder de que maneira com o morador que joga entulhos em vias públicas
Votar
Ver Parcial

noticias
Nome:
E-mail:
Seu amigo:
E-mail dele:
Assunto:
Comentário:
MAIS PELO SOCIAL
Tayane entrega óculos à população de Santo Antônio pelo projeto Ribeirinho Cidadão
19/03/19
Por: Redação - Leverger News
Fonte: TJ/MT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gratidão. Esse foi o sentimento que permeou as centenas de pessoas que passaram hoje (18 de março) pelo ginásio poliesportivo do município de Santo Antônio de Leverger, a 34km de Cuiabá, e de lá saíram com um pacote nas mãos que lhes proporcionará uma nova visão do mundo. Dentro do embrulho, um novo par de óculos, entregue em mãos aproximadamente um mês após a consulta oftalmológica ofertada pelo Projeto Ribeirinho Cidadão, iniciativa desenvolvida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, Defensoria Pública e a prefeitura de Santo Antônio e outros parceiros. Ao todo, foram entregues 588 pares de óculos. 

Para a primeira-dama do município e presidente da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), Tayane de Andrade Castro, que participou da entrega, a parceria com o TJMT foi um sucesso. “Hoje, vendo a gravidade da situação, pois a maioria tem um grau elevado, sei que no mínimo seria R$ 350 para comprar um par de óculos. Eles estão muito felizes e nós, enquanto prefeitura, estamos muito satisfeitos. Foi um trabalho de parceria com o Tribunal de Justiça, em que nós entramos com a consulta e o TJ com a doação dos óculos. A entrega aqui está sendo ótima, está todo mundo saindo bem feliz e contente”.

Tayane Castro :
Tayane Castro : "Foi um trabalho de parceria com o Tribunal de Justiça, em que nós entramos com a consulta e o TJ com a doação dos óculos"

Do alto dos seus 78 anos, grande parte deles dedicados à pesca na região, seu Cursino Onofre de Almeida, morador da comunidade de Barra do Aricá, chegou cedo para buscar seus novos óculos, feitos especialmente para ele. “Graças a Deus foi tudo bem. Sem o Ribeirinho ficaria difícil comprar um óculos novo. O outro eu comprei à prestação e nem presta mais. Esse agora é o novo, clareou tudo e agora ‘tô’ enxergando melhor. ‘Tô’ muito satisfeito. Se Deus quiser ano que vem venho aqui de novo”, contou seu Cursino, já com as novas lentes no rosto. 

Um pouco mais jovem que seu Cursino, mas também enfrentando bastante dificuldade para ler, a dona de casa Janete Aparecida Rodrigues de Amorim, de 56 anos, agradeceu ao ‘presente de Deus’ que recebeu hoje cedo. Usando os mesmos óculos há anos, ela diz que a lente anterior já estava fraca e bastante arranhada. “Já tinha três anos que queria trocar de óculos, agora esse novo vai ajudar bastante. O Ribeirinho Cidadão foi uma benção de Deus para nós e para toda a comunidade. Muitas pessoas não têm condição de pagar consulta e ir à ótica, então, o projeto chegou em ótima hora”, comemorou. 

Morador do assentamento Liderança, seu Sinval Petronilho da Silva, de 66 anos, passou pela consulta durante os atendimentos do Ribeirinho, e contou da dificuldade de enxergar, principalmente de perto. “Gostei muito do atendimento. No meu caso, não teria como comprar. Fico muito feliz, sempre pedindo a Deus cada vez mais sucesso para o Ribeirinho. Espero participar novamente nos próximos anos”, contou.  

Compartilhando do mesmo sentimento de alegria estava a manicure Florida Nascimento dos Reis, de 56 anos, moradora da cidade de Santo Antônio. Com os novos óculos, que ela pôde até mesmo escolher a cor da armação, ela diz que agora enxergará bem ‘de perto e de longe’. “Esse projeto é muito bom. Nós aqui não temos condição de fazer, é muito caro, então esse foi um presente muito aguardado. Agradeço muito toda a equipe do Ribeirinho, agora vou trabalhar melhor, muito obrigada por isso”, assinalou. 

Para o coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão no âmbito do Judiciário, juiz José Antonio Bezerra Filho, a ação de hoje representa o resultado de um trabalho que é mérito de todos: o esforço de efetivamente realizar o Ribeirinho Cidadão. “Mais que isso, saber que é possível fazer, desde que todos tenham o mesmo propósito de servir, se doar, levar o bem. Quando a gente vê o resultado da oftalmologia chegando, com a efetiva entrega dos óculos, isso demonstra o Poder Judiciário saindo da sua zona de conforto, levando dignidade às pessoas mais necessitadas e carentes”, ressaltou. 

O magistrado disse se sentir abençoado por poder conduzir essa iniciativa, na qual é possível servir o próximo e fazer o bem. “E a Justiça Comunitária tem esse mesmo propósito. Enquanto estiver coordenador quero dignificar cada ação dessa, levando a confiança que o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha [presidente do TJMT] me depositou”, complementou.


Para a assessora da Justiça Comunitária Bárbara Tambosi Vareiro, que participou das três últimas edições do Ribeirinho Cidadão, é gratificante poder participar dessa iniciativa. “Estou aqui há quatro anos e gosto muito de participar do Ribeirinho e das ações que a Justiça Comunitária faz. A gente vê a necessidade da população, inclusive nesses últimos Ribeirinho que participamos, percebemos que a maior procura é da área da saúde. Tanto atendimento de clínico quanto de oftalmologista. São pessoas que não teriam condições de comprar os óculos. Na verdade, precisam dos óculos, mas, por não terem condição financeira, não usam. Agora elas passarão a ver melhor após o atendimento do Ribeirinho Cidadão”, assinalou. 

Também participou da ação em Santo Antônio de Leverger a assessora da Justiça Comunitária Geralda Aparecida Gutierrez Andrade. 

Na próxima quinta-feira (21 de março) a entrega dos óculos será feita em Juscimeira (157km a sul de Cuiabá) e na sexta-feira (22 de março), em Barão de Melgaço (113km a sul da Capital).

 

 

Atenção! Os comentários e opiniões são de responsabilidade única e exclusiva do leitor e não expressam, necessariamente, o ponto de vista do site. Ao comentar, o usuário declara ciência e aceitação deste termo de conduta dos comentários do site LevergerNews.
Nome:
E-mail:
Título:
Comentário:
Comentários Envie o seu
 
Não foi feito nenhum comentário para esta matéria até o presente momento
Mais Notícias
15/08/17
Há 41 dias no cargo, secretário consegue desinterdição e hospital retoma atendimentos à população
CYBORG - O HOMEM DE 6 MILHÕES DE DÓLARES

Homônimo de herói de seriado americano vai responder pelo Controle de frotas e veículos da prefeitura de Leverger

BONITO PRA XA CARA !!!

Comediante é vetado para subir ao palco em Leverger

DOCUMENTO PÚBLICO

Gerente da Prefeitura Santo Antônio é suspeito de assinar ordem para pagamento sem conhecimento e autorização do chefe

DEMOROU, MAS SAIU DE CENA

Ex garoto prodígio do prefeito de Santo Antônio é exonerado

A ÚLTIMA CEIA!

Dois secretários devem sentar pela última vez ao lado do prefeito Valdir, num jantar nesta quinta-feira

Mais notas
Um dia escrevi "O Rio Cuiabá pede socorro" e hoje escrevo: todo o vale do Cuiabá pede socorro
Faissal - Dep Estadual /MT
Um Tributo a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá
Luiz Fernando Amorim
"Funcionalismo Público: aumentar a receita sem cortar cabeças"
Leovaldo Antônio Duarte - Presidente do SIPROTAF-MT
o Grandioso Santo Antônio faz parte de Leverger à exatamente 118 anos
Tayane de Andrade Castro
© Copyright Levergernews - Santo Antônio do Leverger, MT - Fone: (65) 3341-1799/8403-5258