Por: José Riva, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso
A vizinha Leverger
Distante a apenas 27 quilômetros de Cuiabá, capital mato-grossense, Santo Antônio de Leverger completa neste dia 13 de junho - Dia de Santo Antônio -, 112 anos de emancipação político-administrativa.
Um município aconchegante que faz parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e mantém viva as tradições e costumes do seu povo trabalhador. Com 276 anos de fundação, a cidade ficou conhecida pela realização do carnaval de rua, que atrai milhares de foliões e também por contar com diversos restaurantes que servem peixes, comida típica da região.
Na Assembleia Legislativa, nos esforçamos para contribuir com o crescimento dos municípios. Mato Grosso é único, reúne belezas naturais de três ecossistemas: cerrado, pantanal e floresta. Então, não temos dúvidas de que investir no turismo é garantir melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. No caso da vizinha Santo Antônio do Leverger, além da tradicional festa carnavalesca e comidas típicas, a atração fica por conta das praias às margens do Rio Cuiabá e dos artesanatos de bambu.
Com a localização privilegiada, a cidade é também um das portas de entradas do Pantanal. O acesso pode ser feito via estrada ou pelo Rio Cuiabá, até chegar a Barão de Melgaço e às grandes baías como a de Chacororé. Um estímulo a mais aos turistas. Contudo, ainda precisamos de ações que desenvolvam o turismo no Estado.
Imaginem quantos admiradores da natureza não gostariam de percorrer, por exemplo, o caminho das águas, feito de barco entre Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, tendo a oportunidade de admirar a paisagem pantaneira e observar parte da História do Estado, ao passar por antigas usinas de açúcar e álcool, que movimentaram a economia da região no passado, como as de Itaici, Tamandaré, Aricá e das Flechas ou conhecer o Complexo de Águas Quentes?
Isto sem contar com as riquezas históricas do aconchegante povoado de Mimoso, às margens da Baía de Chacororé, onde nasceu o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o "Patrono das Comunicações". O berço histórico de Mato Grosso nos levou a pedir a conclusão do Memorial Rondon, que abrigará um museu, biblioteca e base para atividades turístico-culturais.
Com o foco na sustentabilidade, nossos municípios carecem de mais atenção dos governos federal e estadual para crescerem no mesmo ritmo dos grandes produtores agropecuários.
Em Leverger, recentemente, solicitamos ao Governo do Estado, a implantação da Escola Técnica e de um centro de treinamento de qualificação. Também defendemos a instalação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cuiabá, para atender a Baixada Cuiabana, beneficiando também a população da cidade.
Também precisamos capacitar nossos trabalhadores de acordo com a demanda. É preciso sair da produção primária para a industrial, agregando valores aos nossos produtos. Se realizada a capacitação da mão de obra e investimentos nos setores essenciais, será possível fomentar a economia local. Inclusive, sugerimos a reavaliação dos incentivos fiscais para pulverizar o benefício e atrair novas empresas na região, promovendo emprego e renda.
Por isso, neste dia festivo aproveitamos para reiterar nosso compromisso com o desenvolvimento desta importante cidade mato-grossense. Promovendo o bem-estar à população e reduzindo as desigualdades regionais.
Parabéns, Santo Antônio de Leverger!
• José Riva, presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso
|