Por: Didi Padilha é membro do PMDB em Santo Antônio de Leverger - MT
ORGULHO DE SER POLITICO
Em dias de total descrédito na política e nos políticos, é preciso que aqueles que desejam exercer esse papel na sociedade, declararem incondicionalmente seu orgulho, seu prazer, sua vocação de exercer a política. Longe de ser um meio de enriquecimento, de trampolim social, de conquista de poder, a política é, antes de tudo, coisa muito séria.
O político digno almeja muito mais do que estas benesses temporárias. A obra de um político convicto e sério surge do sonho de multiplicar o bem possível, de harmonizar direitos e deveres de cidadania.
Por isso, o político deve desenvolver habilidades tais como, encontrar o equilíbrio entre os fortes e poderosos e os mais fracos e indefesos.
É preciso que tenham orgulho de participar de um processo que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum.
Tenham orgulho e disposição para dialogar, para ouvir e entender os anseios das pessoas a quem ira servir, para buscar dispositivos que permitam melhor qualidade de vida para todos e não só para poucos.
Tenham orgulho também de seguir um caminho capaz de colocar-se ao lado de políticos idôneos, dedicados às suas causas, é verdade, mas todos imbuídos da vocação maior de servir o povo. Enfim, esses modelos só fazem reconfirmar a honra e o privilégio desta opção. A possibilidade de conviver, aprender e, um dia talvez, equiparar-se a estes exemplos é o que deve alimentar e motivar o exercício da política.
Ser um entusiasta da arte da política, ser capaz de perceber que o universo político anda polvilhado de oportunistas, de deslumbrados pelo poder, de espoliadores do povo e de incautos, que acabam por engessar-se a caminhos, colocando cabrestos e esquecendo-se das origens íntegras de um verdadeiro político. Não esquecer também de que a palavra política está atualmente deveras poluída, impregnada de um conceito negativo derivado de abundantes maus exemplos.
Mas, sim, ser um otimista. Acreditar no Bem. Acreditar na possibilidade de espelhar bons exemplos e contaminar cada vez mais políticos com um pacto pela ação, competência e integridade.
É assim então que é ter a ousadia e a coragem de explicitar o “orgulho de ser político.”
Didi Padilha
Uma contribuição para reflexão do momento político que vivemos
|